Tudo que você queria saber sobre RAQUIANESTESIA mas tinha medo de perguntar!

Uns tempos atrás tive de passar por uma pequena cirurgia. Era algo simples e que eu não fiquei nem um pouco preocupado sobre ela em si – o que me deixava receoso na verdade era a anestesia que eu ia tomar.

A tal anestesia que me deixou cabreiro era a Raquianestesia. Ela é aplicada nas costas, bem dentro da coluna, e deixa insensível da cintura pra baixo. A anestesia em si é bem eficaz – não deixa você sentir absolutamente nada. Podem estar te cerrando ao meio que você não vai perceber – e isso é bom (não sentir nada.. não ser cerrado)!

Você acha muita coisa sobre como ela funciona na internet – Wikipedia, Anestesiologia.com.br, … – mas a maioria dá a visão de como ela é aplicada, funciona e possíveis efeitos colaterais, mas de um modo mais técnico. Difícil achar fontes de pessoas que tomaram uma dessas e escreveram como foi o resultado. Por que isso? Será que todos morreram? Não… ainda bem que não, e eu estou aqui escrevendo porque não morri, não fiquei com nenhuma sequela permanente e estou (ainda mais) pronto pra passar por outra se algum dia for preciso. Por causa disso, dessa dificuldade de encontrar testemunhos para acalmar um pouco quem vai passar por isso e está ansioso, como eu estava, vou dizer aqui como que é o processo e os cuidados pra se tomar uma dessas.

Primeira coisa a ter em mente é a preparação. Para que você não tenha nenhum problema é importante um jejum *total* de pelo menos 12 horas. Eu fiquei umas 15 horas sem comer, mas porque minha cirurgia atrasou um pouquinho. O *total* que enfatizei significa não comer e não beber nada! Nem água… nada nada nada. Isso acho que é para qualquer anestesia (menos as locais). Uma vez tomei uma geral quando era criança para colocar um osso no lugar, e quando acordei vomitei muito. Portanto, lembre-se disso: Não comer ou beber nada nas 12 horas que antecedem a anestesia.

*IMPORTANTE* – procure ir no banheiro esvaziar a bexiga antes de tomar a anestesia. A raquianestesia ‘trava’ a saída da bexiga, e é bem difícil de conseguir urinar enquanto ela está fazendo efeito. Se sua bexiga ficar doendo antes de você conseguir urinar sozinho, irão introduzir uma sonda pela sua uretra pra poder liberar a passagem. Não se preocupe que isso também não dói… você fica aliviado e não sente o caninho que entrou pela uretra. Mas mesmo assim – eu acho que é melhor tentar ir pra cirurgia com a bexiga vazia e depois ir no banheiro normalmente quando o efeito passar.

Ok. Estamos em jejum por pelo menos 12 horas. Nos botaram na maca deitados e vamos sendo empurrados pra sala de cirurgia! É uma sensação esquisita te levarem empurrado numa maca pro centro cirúrgico, mas é assim mesmo. Você, mesmo que esteja bem, não chega lá andando e deita onde vai fazer a cirurgia. Chegando lá eles te transferem da maca pra mesa de cirurgia e começam os preparativos. O médico chega, dá um alô, bate um papinho pra descontrair e daí chega o anestesista. Primeira coisa eles te colocam um soro na veia. Depois de colocado o soro, eles aplicam dentro do caninho dele um remédio que te deixa bêbado. Daí depois disso você acompanha as coisas meio grogue.

Após te deixarem zonzo, o levantam de lado e aplicam a anestesia. Nesse momento você não sente absolutamente nada. Não sei se te dão uma anestesia local antes da anestesia no mesmo lugar onde eles vão aplicar ela ou se já dão a raqui direto. Eu sinceramente não lembro dessa parte. Tinha hora que eu tentava falar e não conseguia direito… é realmente uma sensação de ficar bêbado. Depois de aplicada a anestesia então você percebe que não está mais sentindo do umbigo pra baixo.

*DIZEM QUE* – a raquianestesia tem como efeito colateral uma dor de cabeça que ocorre porque vaza um pouco do líquido de dentro da coluna pelo buraco onde aplicam a anestesia. Por isso, recomenda-se que evite ficar levantando a cabeça ou mexendo. Se estiver curioso e quiser ver espiando, tente fazer isso apenas movendo os olhos. Não erga a cabeça ou fique virando ela. Evite movimentos. Mesmo que seja boato, evite… a não ser que seu médico diga que não tem problema…. confie mais nele que nos boatos.

O interessante sobre não sentir as partes de baixo é que não é uma sensação estranha. Pensei que seria algo esquisito como se tivesse sido decepado, mas não é isso. Na sua cabeça é como se estivesse tudo normal, mas se você tocar na sua perna você não vai sentir nada. Nos seus sentidos, é como se as suas pernas estivessem todo o tempo na mesma posição que você sentiu elas por último. Fica essa sensação ‘congelada’ no cérebro. Podem jogar suas pernas de lado, abaixar elas, torcer… não importa. É como se elas estivessem no mesmo lugar de quando você deixou elas da última vez.

Tá. Depois de feito o que deve ser feito, te colocam de volta na maca e levam você pra um lugar de recuperação. Você fica por lá até a anestesia começar a passar. Nesse meio tempo ficam medindo sua pressão arterial e monitorando os batimentos constantemente. Deve dar entre uma e duas horas o tempo que você fica lá, esperando pra voltar pro quarto. Quando você começa a recuperar os movimentos, aí sim te levam de volta para o quarto…

De volta ao quarto vão te colocar mais soro, medicação e tudo mais. A anestesia vai passando. Você começa a conseguir mexer as pernas e aos poucos, bem aos poucos, vai recuperando a sensibilidade. A última parte que parece acordar mesmo é a bexiga. Mesmo depois de estar se movendo parece que a bexiga se recusa a funcionar e deixar a urina sair. Se não estiver aguentando, avise as enfermeiras e te introduzirão uma sonda pra você conseguir – mas melhor se você conseguir se esvaziar sozinho. Se não tiver problema pra você, urine deitado ainda se o efeito da anestesia não acabou de passar. Caso queira ficar em pé primeiro sente na cama e fique um pouco nessa posição. Se você se levantar de repente pode dar tontura! Eu me levantei mesmo com as pernas meio bambas ainda e não deu outra – tive de voltar pra cama rapidinho porque minha visão foi escurecendo e bateu a tontura. Na segunda tentativa eu me sentei na cama, fiquei lá um pouco e daí depois sim me levantei. Aí sim consegui ir ao banheiro, ficar em pé e tudo mais.

Se você ficar com dor de cabeça, avise seu médico. Eu não avisei, deixei passar sozinho – demorou 4 dias pra passar completamente – mas ele me disse que a dor de cabeça passa se você tomar um soro com corticóide no pronto socorro. Eu recomendo que, caso sinta dor de cabeça, avise seu médico ao invés de ser um cabeça dura e ficar sofrendo à toa. A dor de cabeça começou quase dois dias depois de eu ter tomado a anestesia e só foi passar completamente uns 6 dias depois que começou… no último dia só doía quando eu balançava, mas mesmo assim depois desses 4 dias, mesmo sem dor, fiquei meio “aéreo” por uns 2 dias. Lá pro segundo dia da dor de cabeça fiquei com medo de que ficaria com essa sequela pra sempre, mas ainda bem que passou sem maiores problemas…

Resumindo a experiência em tópicos:

1. Jejum de comida e líquidos por 12 horas
2. Tente ir no banheiro pouco tempo antes da cirurgia para não sentir vontade de urinar tão cedo.
3. Depois de tomar a anestesia, evite mexer a cabeça, não sei se é verdade isso, mas não custa nada evitar.
4. Antes de se levantar (se você puder se levantar) fique um bom tempo sentado, depois fique em pé perto da cama. Não saia andando pra não ficar com tontura.
5. Caso dê dor de cabeça, avise seu médico. No pior dos casos você vai passar entre 3 e 7 dias com enxaqueca.

About these ads

150 Respostas para “Tudo que você queria saber sobre RAQUIANESTESIA mas tinha medo de perguntar!

  1. Tudo que foi relatado aconteceu comigo. Estou há dois dias sofrendo em casa devido a cirurgia que fiz e com os mesmos sintomas: bexiga doendo e dor de cabeça. Felizmente a dormencia da baxiga esta passando mas a dor de cabeça nao. Não estava bebendo agua devido a dor na bexiga mas agora vou cuidar dessa hidratação pra ver se melhora a dor de cabeça. Muito obrigado por esse blog. me tirou muitas preocupaçoes sobre meu estado atual.
    vlw

  2. Parabens pelo post. Neste momento estou com “aquela” dor de cabeça…..e foi como o m~edico disse: “Daqui a 4 dias passa”….hehehehe.
    Abraço

  3. Eu tomei há 1 mês a raqui e esye 8 dias com cefaleias gravíssimas. Foram dores horríveis! Não desejo a ninguém o que passei… e se puder prefiro não voltar a tomar a raqui.
    Obrigada pelo post, mt elucidativo.

  4. nossa!! era o q precisava ler, irei fazer uma cirurugia e estava morrendo de medo da anestesia pq diziam q ficava paraplegica se eu mechece na hora da aplicação mas, estou mais calma agora. Como vc falou ñ encontramos muitas pessoas q nos insentivam e sim nos amedrontam. valeu!!! obrigada mesmo

  5. Nem tudo o que foi relatado aconteceu comigo.Passei por uma apencectomia há dois meses e recebi a raquianestesia.A cirurgia em si não me preocupou,o que me deixou tensa foi pensar que eu iria sentir a anestesia, principalmente sendo na região medular,mas o anestesista foi muito legal em me sedar primeiro, após receber o sedativo não me lembro de nada,foi uma cirurgia bem tranquila apesar de eu ter um tipo de apêndice raríssimo (apêndice retrocecal).Após passar o efeito da anestesia dormi bastante,pois o efeito sedativo demorou a passar.O que mais me incomodou foi a prisão da urina proporcionada pela anestesia,pois minha cirurgia foi à noite e a última vez que havia ido ao banheiro foi à tarde,foi muito desisperador,tentei por alguns minutos,e nada de a urina ser liberada,só após andar algumas vezes pelo quarto é que eu consegui.Levantar não foi nenhum problema,é claro que estava em jejum a mais de 12 horas,apenas o corte doeu um pouco mas a minha vontade de ir ao banheiro superou tudo.
    Dor de cabeça senti apenas uma semana depois da cirurgia,como já tenho enxaqueca,tudo ficou pior, tive dores de cabeça durante um mês inteiro e mesmo continuando o tratamento e tomando remédio direcionado não adintou muito.Além disso tive problemas para me alimentar além de ter adquirido gastrite e esofagite leve, mas que me incomodou um pouco.Contudo ainda sinto o efeito da raquianestesia principalmente quando abaixo a cabeça,parece que a região medular fica dormente e doi um pouco.Bom mas isso apenas o tempo vai curar.
    Muito obrigado pelo post,foi muitíssimo esclarecedor.

  6. tomei a raqui pra fazer uma reconstrução do ligamento do joelho e foi bem tranquilo tbm. Fui pra sala de cirurgia na maca e o anestesista colocou o soro e depois um sedativo geladinho q foi subindo meu braço. Em seguida ele perguntou, “está com sono?” ai eu disse: “Não!”…..depois disso não lembro de mais nada….rsrsrsrs….nem vi a cara do cirurgião…depois só lembro de eu acordando grogrizinho e o enfermeiro me perguntando se eu queria dar dinheiro pra ele….rsrssrrsrs….ai eu falei Não…. e dizendo ele, era apenas pra confirmar se eu ja estava realmente lucido….rsrssrsrrsrs….depois tbm senti a prisão na bexiga, mas consegui mijar sozinho….tomei bastante água, comi toda a comida e qnd levantei pra ir embora no dia seguinte não senti tontura nem nada…mas qnd cheguei em ksa nao conseguia ficar nem 20min sentado q a dor de cabeça já estourava meus miolos….era forte mesmo….só conseguia ficar em pé ou deitado, mas sentado não….a recomendação é tomar bastante líquido mesmo e CAFÉ funcionou bem comigo….4 dias depois ja estava bem e fiz até uma viagem de avião que goi bem tranquila…..agora estou pesquisando pra saber se ja posso beber….rsrsrsrssrrs…..alguém ai sabe? Valeeeeu!!!

  7. eu idem.. to aqui não posso ficar em pe devido a anestesia raqui. deveríamos ser mais elucidados sobre o pôs operatório! eu não sabia que não podia mexer acabeca… e se a raqui da isso (que e um pesadelo) por que oferecem esse procedimento??? agora alem de estar 15 dias sem trabalhar devido calculo renal e DOR ainda ficarei mais 7 devido a dor de cabeça….

  8. Parabens pelo post , me ajudou muito pois tive que fazer uma artro no J.D
    e estava morrendo de medo da Raqui .
    Para os que estão na mesma situação que a minha posso dizer tudo o que foi dito no post é verdadeiro , inclusive sigam a dica de fazer xixi antes da cirurgia . A proposito relaxem a Raqui não doi nada .

  9. Show de bola esse tópico! Dia 8/10/10 as 21:30 fiz uma cirurgia e utilizei essa anestesia. Quando fui para o centro cirurgico fui muito nervoso com medo dela. meus batimentos ficaram em 100 /min, porém ela é bem tranquila, tomei aquela “cachaça” no soro, fiquei meio chapado e nem senti a aplicação da raqui… a sensação quando ela ta fazendo efeito é meio engraçada… o problema foi que quando voltei para o quarto as 23:30, voltei com uma sonda e por volta das 3h da manhã quando comecei a sentir as pernas, comecei a sentir também um incomodo causado pela sonda e não consegui dormir, fiquei acordado até as 6h da manhã quando a enfermeira tirou a sonda… que sofrimento!!! ardeu pacas! e hoje, as 00:19 de 12/10 se eu ficar uns minutinhos em pé minha cabeça começa a doer e tenho q deitar para que ela passe…

  10. Olha amigo,
    Já tomei várias desta anestesia, foi tranquilo, não precisei ficar de jejum de 12 horas e sim de 8. O soro hidrata, e não há necessidade de tomar tanta água, no su caso vc podia levantar, e pessoas que operaram as pernas ou pés. Não podem levantar o tempo todo.
    Então cautela antes de recomendar que outras pessoas bebam água no pós operatório.
    Somente o médico pode indicar isto.

  11. Obrigado, vcs me ajudaram muito.Neste momento estou desesperada com tanto dor de cabeca .Quando levanto aumenta a dor ,cheguei a temer uma menijite ,tomei 5 analgesicos no dia tenho pouca melhora. Fiz cirugia no pe coisa simples,mas tomei raqui, tive todos cuidados que vcs falaram so nao tomei agua ,por falta de informacao.Nao senti dor ate 3dias,dai comecou a dor de cabeca que dura 4 dias.So Deus na minha vida. abracos

  12. Depoimento esclarecedor. Realmente, a minha maior ansiedade antes de uma cirurgia é a aplicação da tal anestesia ( de qualquer tipo). Submeti-me a uma histerectomia e tomei a tal raquianestesia. Fiz um jejum de 6 horas, porém, antecedido de alimentação leve (pastosa ou líquida, sem gordura e laticínios) e procurei ingerir alimentos laxantes nos dias que antecederam a cirurgia.A anestesista conversou comigo antes da cirurgia e isso foi importante para diminuir a ansiedade. A saída do quarto para o bloco cirúrgico é angustiante ( uma oração ajuda muito!). Ao chegar no bloco cirúrgico o que mais incomodou foi a “tremedeira” ( lá dentro há um frio diferente ). Depois, só lembro da injeção no braço… apaguei (dizem que conversei durante a cirurgia e ao chegar no quarto)… e recobrei a consciência dos fatos após acordar no dia seguinte ( a cirurgia foi às 17h). Estava com a sonda que foi retirada sem nenhum incômodo. Levantei devagar sem muita dificuldade. Urinei com um pouco de dor (suportável). Senti muita dor na nuca ( tipo enxaqueca) nos três primeiros dias, mas foi contornada
    com medicamento. O que mais me incomodou no pós-operatório foram as cólicas intestinais… a saída dos gases e a evacuação foi dolorosa e continuou assim no decorrer de vários dias (ressalto que, antes da cirurgia, eu já tinha problemas digestivos). Mas, tudo se resolve com o passar do tempo. O apoio da família e dos amigos é muito importante e, fundamental, a fé na proteção divina .

  13. Muito bom e bem explicativo o post.
    Tambem por tudo isso tambem.
    A aplicação da anestesia é tranquilo, não doi e vc não apaga totalmente como outras.
    Mas a prisão da urina logo após e a dor de cabeça dias depois é terrível.
    E pra quem é ativo como eu, é foda. Tem que ficar deitado direto, se não a cabeça parece que vai explodir.
    É isso. Valeu

  14. tive pedra no rim, fiz uma pequena cirurgia para retirar. TOMEI A TAL DA Raqui, tenho crises de dor de cabeça onde a minha única vontade é de me jogar no chão. Já tomei todos os remédios possivéis e nada faz passar.
    Fico feliz , na verdade MUITO FELIZ em saber que isso passa!

  15. Valeu. Passei pelo mesmo processo. já estava apavorada com a dor de cabeça e tontura que estou sentindo. bom saber que isso passa.

  16. Obrigada pelos esclarescimentos, nem dormi a noite preocupada com a anestesia que tomarei dia 01/10/11. Vou mais tranqüila para a cirurgia.

  17. tem 5 dias que opereie o dedão do pé para colocar 2 pinos depois de quebra-lo, ainda estou sofrendo com os efeitos da anestesia.estou com muita dor nas costas que esta muito enchada, sinto muita nausia. espero nunca mais passar por isso na minha vida.

  18. Vou fazer um procedimento cirúrgico para a retirada de um pólipo.
    Estou apavorada com a anestesia , com o que pode acontecer e com o frio que se sente lá dentro.
    Detalhe: Tenho síndrome do pânico e dizer que tudo vai dá certo para quem tem essa síndrome infelizmente não adianta, dizer que vão colocar pra dormir então, meu Deus!!!
    Algum profissional de psicologia pelo amor de Deus me ajudem.

    Cristianne.

  19. Fico mais tranquila em saber que esta dor de cabeça é normal. Tomei a raqui na sexta feira a noite e desde domingo venho sofrendo com dores de cabeça e no corpo. Parece que estou carregando um tijolo sobre minha cabeça. Tomara que esta dor passe logo.
    Parabéns pelo post…

  20. Fico mais tranquila em ler isso,pois vou ter um Bebê e estou apavorada!!!!
    ja tive reação a anestesia Geral e passei muito mal,fiquei traumatizada com anestesia.

  21. OLÁ…JÁ FIZ UMA CIRURGIA ONDE TIVE Q TOMAR A RACK, ONDE FIQUEI COM UMA DORMÊNCIA ENORME NAS PERNAS, APÓS O EFEITO.MAS, PASSOU.EM NOVEMBRO DE 2011, FIZ UMA HISTERECTOMIA, E PRECISEI TOMAR RACK NOVAMENTE…HJ FAZEM 43 DIAS E ESTOU COM UMA ZONZEIRA…QUASE UMA TONTURA LEVE E A NUCA UM POUCO RÍGIDA…ESTE SINTOMA ATUAL SERÁ DEVIDO A RACK???RETORNO NO MÉDICO DIA 17 DE JAN,AGORA.SÓ DEUS NA CAUSA!!!!

  22. Muito boa a matéria, e o que ocorre com a bexiga é exatamente como descrito. Já fiz a cirurgia (joelho), tomei a raqui, não tomei sedativo, e vc só sente uma picada, na coluna; Faltou os médicos informarem sobre a “paralisação” da bexiga; Logo que voltei da cirurgia, senti a bexiga encher e fui tentar urinar e nada! Resultado — uma sonda de alívio. Depois de 4 horas, novamente, vontade de urinar, e nada! — mais uma sonda de alívio.
    Resultado: A sonda “machucou” o canal de saída da urina, e quando a urina chegava para sair, vinha aquela ARDÊNCIA, forte, MUITO forte, que fazia com que eu “cortasse” a urina e não urinasse. (é uma reação natural do seu cérebro);
    Consultei a enfermeira-chefe e ela disse que a anestesia ocasiona essa reação – até alí, achava que estava com algum problema no sistema urinário em decorrência da cirurgia. Ela me instruiu que eu ficasse e tentasse urinar narturalmente, sem o auxílio da sonda (seria a 3ª).
    Tive que ficar horas e horas no banheiro tentando fazer a urina sair; Quando saiu, ( +- umas 4 horas) ardeu, mas ardeu bastante!
    Deixo aqui meu relato também — o efeito da anestesia na bexiga (ou sistema excretor) é de aproximadamente 18 horas (no meu caso);
    Por isso, esvazie a bexiga antes da cirurgia e depois, não se preocupe se não tiver vontade, é normal. Evite a sonda (use só no último caso);
    A anestesia é tranquila; Lembre-se que os anestesistas fazem aplicações todos os dias, várias vezes e estão práticos e a probabilidade de erro é muito pequena.

  23. Eu fiz a cirugia nesta quarta-feira e estou morrendo de dor de cabeça,meu médico recomendou tomar muita água,pórem fiquei mesmo e com medo da agulhada que tomei na coluna,pensei que poderia sofrer sequelas por causa disso,mas o problema agora é a dor de cabeça que não para.

  24. Ja ouvi falar q nao pode levantar a cabeça, pelo menos umas 8 hrs, depois da raqui. Mas a minha medica DR Aline Muniz disse q nao é bem assim. Bom fiz a 22 dias atraz uma laquiadura, fazem dois dias q estou com uma dor de cabeça terrivel.

    estou aki na net, procurando saber mais sobre os efeitos q ela pode ter…
    Se alguem sabe alguma coisa mais, deixe ai, pra me ajudar e quem mais precisar.

    Espero q nao seja verdade, pois dor ninguem merece e mesmo pq a dor faz com q a pessoa fique chata, eu detesto gente chata..kkkkkk

    VALEU!!!

  25. estou passando por td isso tm e é muito bom saber que passa ,se essa dor de cabeça fosse para a vida toda eu tava pensando em fazer um tipo de manifestaçao na porta dos hospitais para que as pessoas nao levantem a cabeça,pois eu tive pouca inf.após a cirurgia; ninguem mereçe …

  26. Oi..recebi alta do hospital hj..e tomei a rack.
    Tive dificuldades para urinar,apesar de ter molhado a cama no hospital 2 vezes pq não estava sentindo da cintura pra baixo.
    Achei muito legal vc ter escrito isso aqui,pq antes da cirurgia procurei sobre a anestesia e não achei nada a respeito q valesse pra mim..

  27. Fiz cirugia de hernia umbilical. Podem fica tranquilos q antes da raqui eles dao um remedio na veia q vc fico zonzo e nem sente a raqui. A unica coisa ruim, é q logo apos a cirurgia vc fica tremendo. Mas depois passa. QUEM TOMAR A RAQUI, TENTE LEVANTAR E IR MIJAR NO BANHEIRO, SE NAO ELES VAO COLOCAR
    UMA SONDA NA URETRA.

  28. poxa tive que tomar a raq,pela segunda vez, mas essa ultima me deu uma dor de cabeça horrivel,tal que sofre ate hoje,mas agora compreendo que a mexida na hora da anestesia, pode provocar essa dor. obrigado por nos esclarecer.

  29. Bastante esclarecedor e ate acalmante ler depoimentos de outras pessoas que passaram pelo que estou passando. Fiz uma cirurgia para remocao de um cisto na parte final da coluna e precisei dessa anestesia. Nao consigo ficar sentado por mais de 5 minutos e isto ja estava me preocupando. Achei que por passar muito tempo deitado, e no meu caso sendo sempre de lado, estaria pressionando a tempora por demais, causando a dor de cabeca, mas ja li varios relatos parecidos entao estou mais tranquilo. Otima materia. Muito exclarecedora. Obrigado a todos que deixaram seu depoimento aqui tambem.

  30. Tenho muito medo da raqui por causa da picada da agulha e medo de mexer na hora que eles estiverem aplicando , causando uma paralisia nos membros inferiores… Alguém da aréa pode me esclarecer se isso é possivel??? obrigado!

  31. muito esclarecedor, fiz uma artroscopia de quadril e tambem tomei esta anestesi a minh reação foi uma colica muito forte, mas rapido passou pois me aplicaram um remedio de nome tramau e tudo se resolveu.

  32. Que bom saber que isso vai passar. Hoje comecei a afiar o facão aqui de casa pra cortar minha cabeça fora, só assim pra acabar essa dor que dura há 6 dias. Não aguento mais ficar deitado. Bom saber que vai passar.

  33. Bom eu tb tomei essa anestesia só q no meu caso eu ñ tinha informações sobre este procedimento levantei direto se me sentar primeiro RESULTADO quase cair pra trás fikei palida ao estremo e com os lábios completamente roxos se ñ fossem 2 pessoas pra me segurar e colocar em baixo do chuveiro teria desmaiado vomitei depois fikei bem mal foi horrivel já faz um ano desde da minha cirugia ainda sofro demais com dor na coluna segundo os medicos q consutei por conta da anestesia eu entendo tudo q ele descreveu no texto é realmente mto sofrido tb tomei esse remedio antes da anestesia e depois vi na tv o medico falando q é uma especie de boa noite cinderela pra o paciente ñ sentir dor na hora da anestesia ser aplicada fikei completamente groigre dormir rapido durante toda a cirugia e depois fikei com altos niveos de irritabilidade chorava foi mto dificil esquecia as coisas com facilidade sofri demais essa semana tenho consulta com um ortopedista provavelmente terei q encarar um tratamento fisioterapeutico é bem dificil viver tomando remedios bem fortes com eu tomo o remedio me dava tontura sono mais agora já acostumei esse é o meu relato.

  34. Tomei a raqui para uma cirurgia de hemorróidas. Ninguem me avisou nada sobre ficar deitado depois ou para esvaziar a bexiga antes. Quando cheguei na sala de cirurgia, avisei que estava com vontade de urinar. Foram super-legais. Trouxeram uma comadre e todas mulheres sairam da sala. Ficou só um rapaz, me tranquilizando. Consegui urinar (ainda bem!). A anestesista veio, começou conversar comigo e não lembro de mais nada. Depois da cirurgia não fiquei deitado, não tive tontura, fui ao banheiro mas era difícil urinar, só na segunda vez que consegui. Apesar de não ter ficado deitado, não tive nenhuma dor-de-cabeça. Passada uma semana estou com muita dor na perna direita. O médico disse que não deve ser por causa da cirurgia, mas da anestesia, que ele também teve quando operou o joelho e que passa com algum tempo e com anti-inflamatórios.

    • Nossa, Roberto, também fiquei com dor na perna direita. O médico também disse que não era da cirurgia, mas eu sabia que tinha a ver porque só começou uns dias após ser operada. Fiz histerectomia e só melhorei das dores nas pernas após 3 injeções de Citoneurin. Ele disse que a anestesia tinha sido tranquila, mas aceitou a possibilidade de ser consequência dela.

  35. Tomei duas vezes essa anestesia e senti tudo de ruim que foi descrito…além disso tive náuseas, salivamento exagerado, enjôos, vômito e muita, muita dor de cabeça.

  36. vou passar por uma cirurgia no joelho em alguns dias…tou muito nervosa gente….morrendo de medo da anestesia raqui! Só em pensar tremo….

  37. Fiz uma artroscopia no joelho a 15 dias, estava muito apreensiva, procurei várias informações sobre anestesia mas realmente para conseguir acalma foi que esse post, minha mãe que já foi enfermeira me aconselhou a tomar um laxante. Uma dica sempre de entrada no hospital durante o dia para arrumar a documentação deixando tudo pronto e para se internar pergunte qual o último horário que você pode entrar. Quando eu cheguei no hospital por volta das 21:15 só foi o tempo de entrar pela porta quando eu cheguei no quarto deu um nervoso passei a noite em claro e caminhando pro banheiro para mijar a noite todinha. Não teve banho que acalmasse. Pela manhã logo cedo tomei banho e esperei a enfermeira me chamar, quando eles veio com a maca tornei urinar me deu câimbra na batata da perna esquerda, me deu uma sensação tão ruim, pedi para ir andando para o centro cirúrgico, estava tão nervosa, da sala de cirurgia eu só lembro conversando com a enfermeira qual foi a última hora que tinha comida e bebido água, ela me explicando a posição de como deveria ficar para aplicar a anestesia, demorou uns 15 min entrou o anestesista conversou um pouco comigo em seguida aplicou o sedativo fiquei um pouco tonta , apaguei. Só me lembro do enfermeiro limpando a perna com iodo e conversando sobre o médico mas já estava anestesiada quando eu levantei a cabeça para olhar eles me pediram para abaixar, ai apaguei geral só acordei no quarto. Caminhei a noite toda indo para o banheiro com a sensação de bexiga cheia, tomava bastante água para ver se ajudava e pela manhã aplicaram um remédio na veia para ajudar a alivia a bexiga, mesmo levantando a noite toda não tive enxaqueca nem tontura. Acho que depende do organismo da pessoa.

  38. Nossa Valeu mesmo o post! Meu namorado está com dor de cabeça, nas costas, nas pernas até o joelho. Não fica muito tempo em pé por causa das dores e não sabia mais o que fazer!

  39. Fui operada no dia 25 de maio a um lipoma de gordura na virilha e tive alta no dia 26. Levei a anestesia raqui. Estive deitada cerca de 24 horas, sem me mexer, porque a médica alertou-me para nunca levantar a cabeça. Mesmo assim posso dizer que foi a coisa mais horrivel da minha vida. Dois dias depois de ser operada começei com umas dores horriveis na cabeça e o meu pescoço não suportava o peso desta. Estive sempre deitada. Ao terceiro dia para além da cabeça começei com dores na bexiga e ao urinar. A febre subiu. Passei duas noites na casa de banho, na sanita e com almofadas para poder estar com a cabeça em repouso. A médica disse para eu beber muita coca-cola que tem cafeina. Fez bem à cabeça. No quinto dia recorri ao hospital, sempre mal disposta, vomitos, dor de cabeça e dor na bexiga. Resultado: tinha uma infeção urinaria muito grande, que resultou da sonda, apos a operação, para conseguir urinar. Receitaram-me um antibiotico para a infeção e mais dois comprimidos fortes para dor de cabeça. Melhorei de um dia para o outro. hoje estou no setimo dia e pareço outra, muito melhor. Já não tenho dores, apenas tenho uma ligeira má disposição. Amanha espero estar no ponto.
    Foi uma semana horrivel… Deixo aqui o meu testemunho para os que têm duvidas sobre esta horrivel anestesia.

  40. Boa noite! Tive uma pedra de 4 milimetros e tive que realizar a cirurgia para tirar. Aguardei uma semana para tentar expelir de forma natural, porém isso nao aconteceu. Tomei um sedativo ainda no quarto e na cirurgia tomei a RAQUI. Não senti nada durante a cirurgia e acordei muito bem, inclusive brincando e jantando. Aquela dor horrivel ja nao fazia mais parte da minha vida. No outro dia quando me levantei para tomar banho, senti forte dor de cabeça. Mesmo assim fui para a minha casa e a dor se agravou. Fiz a leitura e descobri que era cefaleia raquiana. Hoje completa 1 semana e a dor esta indo embora, porem ainda quando fico de pé meu ouvido tampa e fico com dor de cabeça, mais forte nos olhos. Tenho fé em Deus que esta for vai embora, porque não dar para viver assim. Alguem de vocês que tiver dor de cabeça, pode descrever como é esta dor? Um grande abraço e recuperação a todos. Rodrigo Jordano

  41. Ola Rodrigo. As minhas dores de cabeças eram enxaquecas muito fortes. Não podia sequer levantar a cabeça da cama. O pescoço não suportava o peso da cabeça. Doía em cima e atrás.

  42. Nossa, tomei a raqui a dois dias e não tive nenhuma dor de cabeça! Preferi não ser sedada e fiquei conversando com os médicos. Sai e fui direto para o quarto! O que me incomodou foi a dificuldade de urinar, mas no fim consegui sem passar a sonda! Tive uma coceira pelo corpo todo que passou com o final do efeito da anestesia! Só elogios ao anestesista!

  43. Bem pessoal passei por uma cirurgia de varizes na quarta feira dia 13 de junho o medico ja tinha me orientado sobre a cirurgia , bem so nao sobre esta bendita raqui , inicie o jejum apartir da 0h e cirurgia tava marcado para as 10 h manha , bem enrola aqui enrola la , fui para o quarto onde iria ficar apos cirurgia , me mandaram colocar aquele pedaco de pano que so tampa a frente da gente , nao havia comido e nem bebido nada mesmo ainda fui no banheiro umas 2 vezes , por medo de dar uma mijada no meio da cirurgia , bem quando foi umas 15 h 20 min por ai chegou o enfermeiro com a maca para da um tour pelo hospital ate chegar na sala de cirurgia, olha eu confesso ainda bem que o enfermeiro falou que eu podia levar o lençol da cama , pq tavo muito emcomodado com aquele pedaco de pano , mas bem antes de entrar na sala de cirurgia me deram a coberta eu estranhei mas nao perguntei nada , na sala de cirurgia o enfermeiro marcou as veia a serem removida , e depois vem o medico com uma piada para descontrair , meio

  44. sem graça mas blz, depois ele veio com uma seringa e falou vc vai sentir um pouco de sono, quase ia falando pra ele que isso nao ia ser problema nenhum afinal se é pra dormir é comigo mesmo, bem so foi ele falar isso dei um ok , pronto apaguei , quando acordei ja queria me levantar e sair andando , dai a enfermeira me alertou que eu nao podia me levantar ou iria ficar com uma tremenda dor de cabeça, dai desisti de me levantar , nossa mas depois senti um frio que nunca havia sentido antes dai entendi o porque da coberta me levaram pro quarto mas como ainda tava com efeito da anestesia dormi dinovo , quando eu acordei no quarto ficava querendo levantar a cabeça mas bem na hora tinha uma enfermeira e falou para eu nao me levantar se nao iria ficar com dor de cabeça , me aquietei , mas de vez enquando colocava o braço debaixo da cabeça achando que nao dava nada ,depois das 6h sem me levantar acabei esperando mais meia hora e depois me levantei chamei a enfermeira pra ver se ja podia ir no banheiro e ela disse

  45. Fiz uma histerectomia abdominal (retirada do útero e colo do útero) dia 15 de junho. Hoje estou no terceiro dia pós cirurgia. Escrevo para dizer que fui andando até a mesa de cirurgia porque era bem ao lado da sala de espera. O anestesista aplicou alguma coisa na veia através do canal do soro e só senti de leve uma coisinha gelada nas costas. Então apaguei. Quase no fim da cirurgia estava lúcida e a médica disse que já estava quase acabando.
    Quanto não sentir as pernas, eu passei a mão na coxa e parecia que ela estava enorme de inchada. Essa foi minha sensação.
    A cirurgia demorou uma hora e meia e fiquei mais uma hora e meia na sala de recuperação. Ali vomitei por duas vezes.
    Já no quarto, vomitei mais três vezes. Me deram plasil e depois dramin e melhorei. Detalhe: quando fui para a sala de recuperação já estava com sonda. Depois passei 20 horas só deitada. Acho que isso é muito bom para uma cirurgia desse tipo. Você não sente vontade de urinar, porém a urina sai sozinha e bastante. Depois tiraram a sonda e os remédios via veia e fui tomar banho. Para garantir, tomei banho de cadeira. Assim dá pra lavar a parte de cima perfeitamente e a parte de baixo com o chuveirinho. E daí comecei a levantar da cama, dar umas voltas pelo quarto e sentar na poltrona. Não senti dor nenhuma.
    Hoje é meu primeiro dia em casa e estou me cuidando para levantar, sentar e deitar com cuidado. Por uma semana ainda tomarei antibiótico e antiinflamatório e a médica receitou um remédio para tomar se sentir dor. Mas até agora estou ótima mesmo. Daqui uns dias volto a relatar como foram os dias seguintes. Tudo de bom a todos que precisam passar por cirurgias e tomar a rack. Não tenham medo. Hoje em dia a agulha ~que perfura o líquor é tão fininha que está quase anulado o efeito colateral da dor de cabeça.

  46. Evandro rodrigues

    Veey isso o aconteceu cmg tbm kkk eu operei de uma reconstrusao de ligamento cruzado anterior e quase morri de dor de cabesaa kkk mais passo grasas a deus mais axo q vo ter q passar por outra cirurgia, dessa vez menisco, :/ só em pensar q vo ter q tomar a raqui denovo kkk

  47. Olá! Hoje faz uma semana da minha cirurgia de histerectomia. Estou muito bem e não senti dor de cabeça nem dor nenhuma. Não estou fazendo nenhum serviço além de cozinhar. Estou me cuidando mesmo.

  48. Eu fiz uma apendicectomia dia 06/06 e tive reação. Uma dor de cabeça insuportável que só passava quando deitava, tive vômito também. Precisei fazer o procedimento de injetar sangue na medula para resolver (embora eles deem uma anestesia local, é possível sentir a agulha que é grossa atravessando a coluna, mas o meu anestesista disse que o segredo é deitar sem travesseiro por 12h após a cirurgia, sem levantar para NADA e o lance de não levantar a cabeça não é lenda é real. Minha conclusão é não tomar mais a raqui.

  49. gente, hoje esta com 12 dias que fiz uma cirurgia (ooferectomia) tomei a tal raqui ja pela terceira vez.. no quinto dia após a cirurgia passei a sentir dor de cabeça ha 6 dias estou sentindo ja voltei ao medico tomei profenid e dipirona no soro e nada. éh uma dorzinha fraca porén incomoda. to com medo será que vai passar??? alguem me ajude se ja passou por isso por favor ….uma vez que ja passei por anestesista e tudo e nada.

  50. Olá, meu esposo fez uma cirurgia e o metõdo anestesico foi o peridural. Tudo ocorreu bem, ele conseguiu urinar sozinho (depois de uns 10 minutos em pé em frente a privada do hospital), e no mesmo dia fomos para casa.No dia seguinte, quando ele levantava era surpreendido por uma dor de cabeça insuportável e chegava a vomitar. Em meio a nauseas e vomitos causados pelas dores, retornamos ao hospital e de cara a enfermeira já o encaminhou ao centro cicrurgico novamente para se submeter a um procrdimento denominado BLOOD PATCH (tampamento sanguíneo). Nesse procedimento é retirado sangue do proprio paciente e introduzido acima do local onde anteriormente foi aplicada a anestesia, e assim fora feito. Segundo o médico, após tal procedimento, 90 por cento dos paciente já saem andando do hospital tendo sanado completamento a ocorrencia, PORÉM e infelizmente, o meu marido fazia parte dos 10 por cento, e as dores de cabeça continuaram. Hoje fazem 6 dias da cirurgia inicial e 3 dias do tal blood patch, e ele continua com dores. Segundo o médico agora trata-se de uma enxaqueca, mas é notório que é consequencia da anestesia pois ele nao tem historico de dor desse tipo. Foi prescrito um medicamento chamado cefalium, 2 cps a cada 8hs e é o que tem segurado a dor, porém ele não se levanta da cama para não abusar do remédio. Dizem que esse tipo de ocorrencia é bem especifico pois é uma dor que inicia quando se senta ou fica em pé, deitado a dor ameniza até passar. Difícil é conseguir ficar deitado por quase 10 dias. Estou rezando muito para que esse pesadelo termine logo. Boa sorte a vcs que irão passar por cirurgia.

  51. passei por cirurgia à 4dias, sem dor de cabeça, mas em compensação minhas costas estao me matando. Não fico sentada por mais de 10 minutos sem sentir uma dor terrível.

  52. Adorei a matéria, semana que vem vou fazer uma cirurgia nos ligamentos e menisco do joelho e estava meio nervosa em relação à anestesia.

  53. Leandro Paschoalin

    Passei por uma cirurgia de hernia umbilical a 3 dias,que por sinal é muito simples;O problema está sendo a dor de cabeça e as tonturas do efeito colateral da anestesia.Vou voltar ao médico hj porque não estou aguentando mais esse sofrimento. Obrigado pelo post.

  54. Tudo que você escreveu aconteceu comigo. Acredito, inclusive, que fizemos a mesma cirurgia, pois não é possível que o pré-operatório, a operação e o pós-operatório sejam totalmente iguais kkkkkkkkkk Até mesmo usei os mesmo adjetivos pra descrever as sensações: bêbado, grogue kkkkkkk Minha visão também escureceu e quase desmaiei, tive que voltar pra cama rapidinho. Abraços e me diverti demais com a descrição, parece que escreveram tudo que eu já falei da cirurgia que eu fiz duas semanas e meia atrás. Abraço.

  55. Ana Paula Menezes

    Olá! Gostei muito deste post, eu gostaria de relatar um pouco da minha experiência. Faz 3 dias que passei por uma cirurgia, tomei a raqui pela 3 vez. Nas outras 2 vezes, não tive problemas além da dor de cabeça. Mais dessa última vez tive alguns sintomas muito ruins e que não passaram ainda, o que está me preocupando muito. Assim que eu saí do centro-cirurgico, eu saí com os olhos muito irritados, lacrimejando muito. Hoje eu continuo sentindo isso, eles pioraram, acordei com uma mancha vermelha do lado dos olhos, e muuuuuita dor no local da anestesia, e tontura tbm.
    Será que alguém pode me dizer alguma coisa a respeito? Se é normal, se vai passar? To muito preocupada.

  56. Boa tarde a todos, dia 30/07/2012 passei por procedimento cirúrgico uma Ureteroscopia para retirada de cálculos renais, tomei a anestesia raqui, contudo preciso passar por outro procedimento cirúrgico no joelho, menisco, vou precisar tomar outra anestesia raqui, depois de quanto tempo é o recomendável? to pensando em uma semana de intervalo.
    ABraços e aguardo opiniões.

  57. Tomei a raqui para retirada pedra no ureter , depois de 11 horas foi embora do hospital na boa. foi um sucessooo.

  58. ACONTECE TUDO ISSO MESMO PORTANTO, NÃO LEVANTE A CABEÇA NEM USE TRAVESSEIROS, ACABEI DE TOMAR ESSA INJEÇÃO E DEPOIS DE TRÊS DIAS COMECEI SENTIR DORES DE CABEÇA É HORRÍVEL. ESPERO TER AJUDADO JÁ QUE NO PRIMEIRO DIA EU NÃO SABIA E FIQUEI COM A CABEÇA LEVANTADA SÓ DEPOIS O MÉDICO ME ALERTOU. E AGORA QUE ESTOU SENTIDO DORES QUANDO LEVANTO, MAS SE DEUS QUISER TUDO ISSO VAI PASSAR. FIQUEM NA PAZ

  59. Já ouvi falar que pode desregular a menstruação. Alguém sabe me informar se é verdade???

  60. nathalie Endy romero

    Muito bom o post, mas tenho que confessar que me deu mais medo ainda, rs. Eu tomei a anestesia e tirei todas as minhas dúvidas com o médico anestesista antes da cirurgia que me explicou tudo tão direitinho que me deu muita paz. Não senti nenhuma das dificuldades faladas aqui, a anestesia passou super rápido, eu nem vi nada, não dueu nada, não lembro de nada, não tive dor de cabeça, nem dificuldade pra fazer xixi depois. Bom acho que sou sortuda mas deve ser diferente pra cada pessoa. Mas sinceramente o meu conselho é que as pessoas que tomam esta anestesia converse com seus médicos antes da cirurgia, porque é realmente muito tranquilo. Bjus

  61. Tem 5 ano k eu tomei raquianestesia ater hoje eu sinto uma dor na costa quando eu fico muita hora enper quando eu tomei a dor de cabeca foi tao grande k parecia k acabeca ia sair do pescoso parecia k o pesscoso nao aguetava o peso da cabeca

  62. Fiz uma cirurgia de urgencia, gravidez tubaria, tudo que relatou aconteceu comigo, estou com 96 horas da cirurgia, nao consigo ficar sentada, devido a forte dor na regiao da nuca, coluna e membros superiores…espero que isso passe logo, nao aguento mais tomar corticoide e dipirona. Abraço.

  63. já fiz duas cirurgias de hernia e nenhuma a raqui fez efeito em mim…por que será.

  64. Parabéns!!! Muito esclarecedor o teu depoimento.
    Passei por uma cirurgia (remoção de um cisto no ovário, que se rompeu. Causando hemorragia interna), no último dia 28 e estava cheia de dúvidas. (Graças à Deus deu tudo certo, mas como fui pega de surpresa, tudo ficou muito confuso e não tive oportunidade de perguntar tudo ao médico). A dormeça na bexiga, infelizmente é inevitável.. pois usei sonda (Permaneceu forte por uns 8 dias, bebi bastante liquido e andei bastante também! Isso me ajudou muito, tanto na cicatrização, como no alívio de urinar. Ainda sinto um incomodo, mas bem leve. Sobre a raqui, lembro apenas do papinho de descontração com médico, logo após fui sedada e acordada, depois de duas horas e meia, já na sala de recuperação.
    Fiquei 10 horas e meia deitada, sem levantar a cabeça. Não sei se é algum efeito da raqui, até porque antes eu não tinha isso. Mas quando levanto, fico tonta e a vista escurece. Espero que seja, porque está muito recente, apenas 20 dias e também porque a cirurgia foi um pouco delicada. Aos que estiverem lendo o meu comentário, sigam todas as recomendações médicas. Repouso é repouso, então não abusem e vale dizer que; uma alimentação leve e muita água, também é muito importante!
    Ao proprietário do blog, mais uma vez, Parabéns!! Abs a todos e melhoras aos recém operados.
    Att.Lany.

  65. fraturei a tibia e a fibula e a anestesia foi a raqui estou sentindo muita dor de cabeça e vontade de vomitar….. agora sei q é normal a dor de cabeça e esse enjou que sinto???? alguém pode me ajudar

  66. Bianca Luísa Dias d

    Esse domingo fiz uma cirurgia pois fraturei a fíbula, a minha anestesia foi a raqui, realmente como dito, fiquei meio “grogui” o que ajudou a me tranquilizar já que foi minha primeira cirurgia. A anestesia não dói, após a cirurgia no pós-operatório realmente eu estava com a bexiga cheia, mas consegui fazer sozinha depois (na chamada cumadre – penico), pois estava um pouco tonta para levantar. Fora isso, senti um pouco de dor depois nas costas e infelizmente estou com dor de cabeça há 1 dia e meio, mas ao ler o post fiquei mais tranquila sabendo que minha dor de cabeça vai passar. Ah, e uma dica: quando fico com dor nas costas passo um creme hidratante e peço para minha mãe massagear um pouco, alivia bastante.

  67. Como diria Pedro Bial.Se eu puder dar um conselho para quem vai tomar raqui é: “vá ao banheiro, antes da anestesia, mesmo que não eteja com vontade”.
    O que o colega descreveu ocorre exatamente assim. Após te colocarem no soro, o anestesista gente boa diz que vai aplicar um calmante para você não sentir a aplicação da raqui. Segundo ele será como tomar umas cervejas. Após aplicar uma injeção com sensação gelada em menos de um minuto você apaga e acorda já no fim da cirurgia rss.

    Com relação à urina, eu fui ao banheiro antes, mas como eles te dão muito soro, suco e lanches. A bexiga vai enchendo e apesar de nesse ponto você já movimentar as pernas, a maldita bexiga não responde a comandos. As nádegas e o pênis são as últimas partes à voltar a sensibilidade. Eu senti muita dor na bexiga, tanto é que no momento que consegui levantar eu urinei na roupa involuntariamente, mas o alívio foi taaaanto que nem pensei na vergonha kkk.

    Tem 24 horas que fiz a cirurgia e no momento quando fico em pé eu sinto dor nas costas e quando fico um pé ou sentado vem a dor de cabeça igual a de ressaca.

  68. bom eu levei essa anestisia, eu estava com muito medo mas realmente não doi nada, fui operado da patela colocarão parafuso e tudo realmente nao senti dor alguma, dor so depois que a anestesia se vai em bora, quanto a sonda é verdade mesmo, so que o medico colocou a sonda antes da cirurgia e retirou algumas horas depois para evitar que a bechiga estoure por acumulo de liquidos, pois durante o procedimento normalmente é aplicado uma grande quantidade de soro, fazendo a bexiga encher muito por isso o uso de sonda, não doi mas é desconfortavel sua colocação e retirada, mas é tranquilo o que realmente incomodo é o pós operatorio pois ai sim vem a dor de terem mechido dentro de meu joelho, ai te entrar tudo em ordem leva alguns dias

  69. Passei por uma CORETAGEM ontem e hj tive alta na hora em que sai do hospital senti uma dor de cabeca estranha e tontura tomei um remedio em casa e passou mais agora anoite voltou a acontecer,fiquei meia zureta,tonta estou preocupada se amanha nao passar vou voltar ao medico.Alguem sabe o que e isso?O que tomo? Obrigada

  70. NOSSA eu tomei também a raquianestesia pra fazer a cirurugia de LCA(ligamento cruzado anterior),do meu joelho esquerdo.Enfim no meu caso era a minha 1 cirurgia na vida e eu estava caganhando de medo e olha k já tenho 21 anos hén,continuando ,então antes de ir pra cirurgia eu não parava de ir no banheiro acho k fui umas 5 vzs,tenho certeza k era por causa do nervosismo,e na hora k fui levada pra sala de cirurgia eu ainda estava sã e o hospital tinha muitos corredores e descidas e eu fiquei meio tonta nessa hora de tanto olhar para os lados,e qd definitivamente cheguei na sala,a 1 coisa k vi foi um monte de gente branca ,ou seja os auxiliares do dr que iriam ajuda-lo na cirurgia,enfim ai o meu médico me perguntou se era a minha 1 cirurgia e seu estava nervosa ,e eu disse que sim k era a primeira e k eu estava com muito medo,e ele ME RESPONDEU DIZENDO K ERA PRA MIM RELAXAR E K EU NÃO IA SENTIR NADA E IRIA APAGAR PRA SÓ ACORDAR NO QUARTO,foi estranho nessa hora pq eu começei a observar toda a sala a minha volta ,e principalmente o instrumento enorme de luz na minha frente,E dps de toda essa observação toda ,travaram a minha perna em alguma coisa e DEPOIS FOI MEGA ,HIPER ESTRANHO,PQ PARECEU K A CIRURGIA DEMOROU SEGUNDOS E EU JÁ TINHA ACORDADO NA SALA DE RECUPERAÇÃO,pra mim eu ainda não tinha feito a cirurgia pq a sensação de curto espaço de tempo era muita,parecia k eu tinha acabado de falar com o dr e simplismente do nada ja tava na salinha,não parecia k eu ja estava lá a 2:30,e pra variar na HORA K EU ACORDEI LEVANTEI A CABEÇA,ai a enfermeira me gritou de longe,MOÇA NÃO LEVANTA A CABEÇA SE LEVOU RAQUE,lembro disso muito bem ,ai tipo ela me esplicou k se eu levantasse a cabeça poderia sentir dor de cabeça e ai teria k voltar pra sala de cirurgia,AI PRONTO JA GELEIA NEH,E O PIOR K PARECIA UM NECROTÉRIO um monte de gente ,uma cama de cada lado ,isso estava me dando UMA SENSAÇÃO HORRIVEL QUERIA SAIR LOGO DE LÁ ,e pra variar só iria sair de lá qd minha perna mechesse,e eu lá igual uma loca querendo movimentar ela,mas só conseguia mecher a que não foi operada,parecia que ela tinha sido grudada na cama com super bond ,pq não movia uma palha,é horrivel pq seu cérebro quer uma coisa,mas se o corpo não responde.RESUMINDO FUI PRO QUARTO,ALELUIA NÉH,DEI GRAÇAS A DEUS,ata pensei k seria,mas chegando lá ,ME DEPAREI COM UMA COISA,COMO EU IRIA NO BANHEIRO,TAVA COM SORO E NÃO PODIA NEM LEVANTAR A CABEÇA E NEM MUITO MENOS FICAR DE PÉ,ai a senhora k estava comigo no quarto me disse k nesses casos,eles dão a famosa “COMADE´´,UMA ESPÉCIE DE PENICO GRANDE K PARECE UM POUCO UMA ASSADEIRA ,enfim essa foi a parte mais constrangedora k eu ja senti na vida,pq eu não bebia água justamente pra não mijar,mas a burra aki esqueceu k estava tomando soro ,e dai k vinha tanta vontade,ai poxa eu não chamava a enfermeira,a mulher k estava comigo no quarto me levava e dps a enfermeira tirava,MAS O PIOR É K ELAS FICAVAM ALI NA SUA FRENTE PRA VER VC MIJAR,e eu espliquei pra ela k eu não consegueria fazer nada se ela tivesse ali ,ai ela esperou lá fora e dps fez o que tinha k fazer.CONCLUINDO HJ JÁ FAZEM 2 MESES E ALGUNS DIAS,A FISIOTERAPIA É MUITO DOLOROSA MAIS NO FNAL FAZ UM BEM DANADO,AGORA TENHO K FAZER FORTALECIMENTO em alguma academia e pronto poderia jogar de novo futsal com as minhas colegas ..!!

  71. caroline dos santos silva

    Tomei essa anestesia por duas vezes, devido a um acidente, nestas duas primeiras vezes foi muito tranquilo, não tive dor de cabeça, no máximo uma pequena dor nas costas, mãããs nesta terceira vez não foi bem assim, sai hoje do hospital e assim que entrei no carro minha cabeça começou a doer muito, uma dor que nunca senti .. por isso vim procurar informações do que fazer para poder amenizar esta dor, o mais estranho é que a cabeça só dói quando estou com a cabeça levantada, quando estou deitada não dói.

  72. COISA RARA A MINHA .TUDO ME ACONTECEU TAL E QUAL COMO AQUI FOI RELATADO EXCEPTO A TAL DOR DE CABEÇA ,PORQUE ATÉ HOJE ÑAO SEI O QUE ISSO É …GRAÇAS A DEUS .AGORA Q FAZ IMPRESSAÕ É A PARTE DE BAIXO ANESTESIADA ISSO FAZ ,,,.PARECE QUE TEMOS O TRIPLO DO VOLUME CORPORAL UMA COISA ENORME ENCORTIÇADA……….HORRIVEL

  73. Olá, estava há dias procurando algo sobre essa matéria para me deixar mais tranquila, e foi exatamente isso que consegui neste post. Vou fazer a cirurgia do menisco na segunda-feira e agora vou bem mais tranquila e com uma boa bagagem de informações. Foi muito bom mesmo.Obrigada, abraços.

  74. ha 4 dias eu fiz uma artroscopia do joelho esquerdo, tomei a raquianestesia,eu nao senti a aplicaçao, pq antes me deram um comprimido que eu apaguei…mas enfim, tive tontura, dor de cabeça muito forte, cheguei a vomitar no hospital…perguntei pro meu medico a respeitoo da dor de cabeça, ele me passou Neusaldina pra tomar a cada 6 horas, me manter deitada o mais reta possivel de preferencia sem travesseiros e tomar pelo menos 2 litros de agua por dia. hoje é o dia em que eu estou um pouco melhor, sem dor de cabeça, mas meu estomago ainda nao voltou ao normal…ele me disse que os sintomas vao de 3 a 7 dias. entao paciencia e vamos seguindo as recomendaçoes. Muito bom o conteudo que vc colocou aqui. bom pra quem vai ou pra quem veio de uma cirurgia e ainda esta cheio de duvidas. parabens.

  75. O tópico é muito interessante, mas gostaria de fazer algumas considerações.
    Fiz uma cirurgia ontem, artroscopia de menisco com raquianestesia. Foi a segunda vez que tomei este tipo de anestesia.
    Primeiro gostaria de falar sobre o preparo. No post foi falado que é jejum de 12hs. Isto não é regra, quem estabelece todo o pré operatório é o cirurgião. Meu jejum na cirurgia que fiz ontem foi de 8hs, parece que jejum de 8 horas é mínimo exigido. Minha cirurgia estava agendada para as 15hs e meu jejum foi a partir das 7hs da manhã.
    Na minha primeira cirurgia meu médico foi no meu quarto antes de eu ser levada ao centro cirurgico, conversou comigo e marcou o pé a ser operado, na sala de recuperação do centro cirúrgico o anestesista foi conversar comigo, fez uma série de perguntas (isto e muito importante) e eu assinei o termo de consentimento.
    Só depois de tudo isto fui levada para a sala de cirurgia propriamente dita. O que mudou nesta segunda cirurgia é que o médico já foi conversar comigo junto com o Anestesista, não foi ao meu quarto antes. Mas as conversas são sempre antes de ir pra sala de cirurgia.
    Na mesa de cirurgia recebemos um sedativo antes da aplicação da raqui, isto faz com que a gente não sinta a agulhada da raqui e o anestesista trabalhe melhor. Na minha primeira cirurgia a sedação foi total, eu não vi o o precedimento porque eu pedi que fosse assim. Já nessa segunda que fiz ontem a sedação foi parcial, eu lembro de algumas coisas, mas vagamente.

    Depois da cirurgia. Cada pessoa tem uma forma de saturação da anestesia, eu tenho efeito retardatário de anestesia, e ela leva muito tempo para passar, tanto que nesta cirurgia que fiz ontem tive que passar a noite no hospital sendo que a maioria das pessoas sairia na última alta que é as 20hs. Toda a minha parte do quadril e bunda não se mexem antes de umas 8 horas por isto não tem como eu sair da cama antes disso. POrque as pernas até ficam de pé, mas o quadril pesa e vai ao chão, mas isto é uma coisa particular minha.

    No local da anestesia, nas costas costuma ficar um hematoma enorme muito feio e roxo quase preto, é bom usar uma pomada tipo trombofob ou hirudoide.

    Na primeira vez que tomei a raqui não senti nenhuma dor de cabeça, desta vez senti uma dorzinha quase 18hs depois, mas a dor passou com dipirona.

  76. Fiz uma cesária há 6 anos e tudo correu super bem, até mesmo a anestesia… Porém, há alguns dias fui para o meu segundo parto super tranquila, tudo muito bem… Só q ocorreu um fato inesperado me aplicaram a primeira anestesia e nada aconteceu, depois fizeram uma segunda tentativa e nada, por final, acho q me deram geral, pois não vi o parto… Mesmo assim acho q em dose menor, pois acordei logo depois q cheguei no quarto… Queria muito saber o q pode ter causado isso… Agradeço a Deus, pois deu tudo certo e estou me sentindo bem.

  77. no dia 22/10/2012 fiz uma cirurgia devido a uma fratura bem seria no meu tornozelo! O medico me explicou sobre a dor de cabeça e enjoo, o fundamental é seguir a risca as orientaços, fazer o jejum corretamente, e na hora da aplicaçao nao ficar com o corpo tenso, tomei a anestesia incrvelmente nao senti a minima dor na aplicaçao (era meu maior medo) não tive enjoo, fiquei 12 horas sem travesseiro e nao tive dor de cabeça, enfim nao é nenhum bicho de 7 cabeças, o jeito é ficar tranquilo na hora e seguir a risca as orientaçoes do medico!

  78. Boa tarde.. Meu chamo camila e estou gravida de vinte e duas semanas precisei fazer uma pequena cirurgia nesta quarta feira,tomei a anestesia raqui e fazem dois dias que estou com uma dor de cabeça horrivel,quando estou deitada nao sinto nada mas quando sento ou tento levantar.. Entrei em contato com o medico que me operou ele me disse pra tomar muita agua,coca-cola e cafe pois disse que a cafeina ajuda na melhora da dor de cabeça,me deu 2 dias pra melhorar caso contrario e pra mim retornar ao hospital..

  79. amei seu depoimento pena que li só agora, fiz cirurgia de hernia umbilical foi tranquila pois viram que estava tensa me deram sedativo não vi nada,já tem 15 dias e ainda sinto dor de cabeça fraqueza tontura .

  80. vlw aew, e parabéns pelo post… vou passar por essa cirurgia.. e estou mt tenso :/….. mas vlw aew.. me sinto um pouco melhor… parabens :D

  81. nossa ainda bem que achei isso aqui me sinto mais tranquilo quaoto a aplicação da raqui, tenho uma cirurgia dia 18/12 no tendao de aquiles rompido. muito boa a iniciativa. abraço.

  82. EU QUERIA SABER O PORQUE QUE EU JA TOMEI DUAS ANESTESIAS NAS COSTAS E NÃO FEZ EFEITO,CHEGOU SO ATE A CINTURA, MAS NAO SUBIU, E MINHA CIRURGIA É DE VESICULA, OS MEDICOS NAO SABEM ME EXPLICAR!!

  83. Pessoal, fiz uma cirurgia para remoção de um cisto pilonidal. Recebi uma anestesia raqui e os sintomas foram os mesmos da grande maioria, mas com um detalhe, quando eu estava em casa, se eu levantasse, parecia que a cabeça ia explodir, liguei pro médico e ele disse que era normal, que em uns 4 dias passaria. Não levei muita fé. Foi então que eu liguei pro anestesista e expliquei a situação. Ele disse que o efeito era comum e me indicou “cefaliv”. Minha dor de cabeça sumiu.

  84. Foi muito bom ler este artigo ,pois vou fazer uma cirurgia de fissura anal no dia 29/01/2013 espero a Deus que seja tranquilo do jeito que v.c descreveu. muito obrigada . Marina

  85. Cirurgia do menisco / ligamento cruzado anterior (LCA). Jejum minimo: 8 horas (realizado: 12 horas). Cheguei andando até o centro cirúrgico, tomei soro, dormi, recebi a raqui. Acordei levemente durante o procedimento, fiquei 30minutos na sala do pós, Depois fui para o quarto, continuei com soro e depois trocaram para um anti inflamatorio e dor. A bexiga encheu e não consegui esvaziar completamente, apenas 300ml. A sonda tirou mais uns 800ml. Ela foi introduzida após uma pequena anestesia local, Deu tudo certo, liberou e não foi mais preciso. Mantive deitado ao máximo, e não tive dor de cabeça, fazem 4 dias. Hematoma no lado direito das costas N(da raqui) e atrás do joelho (deve ser normal tb). A primeira refeição (janta) foi sem sal (sopa, suco…). No café da manhã, tudo liberado, mas vomitei 4 horas depois, antes do almoço. A cirurgia é rápida, um pouco mais de 1 hora. E em 14 dias pode-se largar a muleta. Na internet tem dicas de uso da muleta, precisa apoiar apenas o pé da perna lesada, com 3 pontos de apoio, depois fica somente 2 pontos aumentando a carga.

  86. Cara muito o obrigado pelo seu texto detalhado, estou na maca pôs cirurgia muito preocupado com dores na bexiga. Seu texto me ajudou aqui!!! Valeu, Deus te abençoe,

  87. Paz e bem a todos!!!
    Em 29/01/2013 passei por uma cirurgia para a retirada dos ovários e também tomei a anestesia raquiana. Fui andando para o centro cirúrgico o que causa um certo temor pois vi pacientes que já tinham sido operados e outros que também como eu estavam aguardando a sua vez, mas, enfim temos que enfrentar e sozinhos, o que pra mim foi muito difícil…
    Subi a escadinha para sentar na maca e já me posicionar deitando de lado por cima da minha perna esquerda. O assistente me pediu para encostar a cabeça no joelho me preparando para receber a anestesia. Fiquei nessa posição por mais ou menos 10 minutos e nesse momento chorei por me sentir um nada e saber que minha vida estava nas mãos de alguém que nunca tinha visto na minha vida.
    Enfim, depois desse momento de “reflexão” o anestesista se aproximou, avisou-me que iria aplicar água gelada nas minhas costas e que eu sentiria uma picadinha. Enquanto isso o assistente se posicionava na minha frente segurando minha cabeça e pernas.
    Ao aplicar a anestesia senti como se um líquido descesse a minha perna esquerda até o pé e subisse novamente e quando chegou na virilha senti um choque muito grande que foi percebido pelo anestesista que mencionou ser normal que o que não poderia acontecer é sentir dor.
    Continuei parada e novamente o anestesista passou água gelada em minhas costas e novamente senti um líquido descendo por minha perna esquerda até o pé e ao subir aguardei sentir novamente o choque, e o que ocorreu foi o líquido passar para a perna direita descendo até o pé e quando subiu parecia que estava rasgando minha perna. Nesse momento avisei ao anestesista que estava sentindo muita dor e mesmo assim consegui suportar.
    A cirurgia correu bem e fui direto para o quarto quando recebi a instrução que deveria evitar me mexer e NÃO DEVERIA USAR TRAVESSEIRO POR 10 DIAS pois senão teria uma dor de cabeça insuportável que me faria voltar ao hospital.
    Fiquei deitada de frente e vomitei, 4 horas depois suspenderam a cabeceira da cama e fiquei quase sentada e novamente vomitei.
    Depois de 8 horas da cirurgia tentei levantar para tomar banho mas fiquei completamente tonta, pálida e tive que deitar rapidinho para não cair, voltando a vomitar novamente. Foi então que minha mãe pediu que eu dormisse e 16 horas após a cirurgia consegui levantar com a ajuda da minha mãe e tomar banho, urinar sem sentir enjoo, tonteira ou vomitar.
    Recebi alta, meu pai comprou um encosto de espuma em forma de triângulo para que em casa eu pudesse dormir encostada nele e não usar o travesseiro, e acredito que isso ajudou para que eu não sentisse nenhuma dor de cabeça. Claro que também foi receitado pelo médico que tomasse LISADOR de 6 em 6 horas em caso de dor e chequei a manter essa medicação por 6 dias.
    O problema foi a sensibilidade que senti em minha perna esquerda. Um dor insuportável na coxa próximo ao joelho que até o vento do ventilador machucava, uma mistura de sensações como se minha coxa tivesse sido estrassalhada e ao mesmo tempo queimada, algo que não dá muito pra descrever. Além disso entre o meu joelho e pé, uma dormência como que ainda o efeito da anestesia e o pé como se tivessem espinhos na sola além de uma dor na lateral como se tivesse sido torcido.
    Uma amiga ao me visitar em casa e vendo o meu sofrimento, começou a aplicar um aerosol com metol (Massageol) e fazendo uma massagem com muito cuidado devido a sensibilidade ao toque. Hoje após 17 dias da cirurgia voltei a andar com mais facilidade apesar de ainda doer muito. Assim que passar o meu resguardo de 45 dias, pretendo procurar um clínico geral para que ele possa me orientar o que deverei fazer para ajudar a desaparecer com esse incômodo.
    O desabafo que faço aqui é para que antes de passar por uma cirurgia você tente conversar com o anestesista e tirar todas as suas dúvidas não só no momento da aplicação da medicação mas também nas complicações que ela pode vir a trazer e assim você já se prepare pois se existe 1% de dano saiba que você pode fazer parte desse percentual como eu estou sendo.

  88. MARIA.
    Eu adorei suas dicas ,pena que eu li e já tinha passado por tudo que vc relatou, pra mim foi a pior lição de vida ,prefiro um parto normal do que uma retirada de aborto, pq eu não fui preparada para tomar essa anestesia me pegou de surpresa e eu acabei assistindo tudo não me deram nada para me dopar eu sofri muito com minhas pernas paralizadas, e o pior a dor de cabeça que se estende em 4 dias , e tbm muita dor na coluna proximo a anestesia ,muitas fisgadas nas costas ,vou seguir seu conselho vou preocurar um médico. obrigada…

  89. Eu fiz uma cirurgia de varizes na segunda dia 18/02 e tomei a raqui, porém já tinha tomado outras 3 vezes para fazer cesáriana, o que acontece é que desta vez estou sentindo uma dor insuportável na coluna no local da aplicação, o médico recomendou que eu fique deitada por causa das pernas, mas não consigo, minha coluna está roxa e inchada, liguei para o anestesista que apenas recomendou analgésico e repouso, mas confesso que estou preocupada.

  90. Muito boa as dicas, não tive nenhum tipo de explicação sobre o pós operatório!!! No meu caso, o anestesista me furou umas 5 vezes, pois não conseguia encontrar o “liquido” da minha espinha, nisso senti as picadas que doeu bastante (detalhe: tudo isso em trabalho de parto), as sensações foram exatamente como foram descritas aqui, o meu grande problema esta sendo as fortíssimas dores de cabeça. No dia seguinte da cirurgia, injetaram meu sangue na coluna para fazer a famosa “hidratação” que o meu corpo precisava, pra quem quer saber esse procedimento dói, e bastante, e mesmo assim a dor de cabeça não passou…. no dia seguinte fui hidratada com soro na veia, e mesmo assim continuo com fortes dores de cabeça….. O meu médico me aconselhou a retornar ao hospital para injetarem novamente o sangue na minha espinha….. Resumindo, to sofrendo muito pq não quero passar pela dor novamente!!! Estou me medicando em casa e esperando a dor passar!!!! Repousar esta sendo meu melhor remédio…. Mas a dor de cabeça é do CAPETAAAAAAAAAAA

  91. Neste exato momento estou deitado na cama do hospital após ser realizado uma cirurgia para reconstrução de LCA, tomei a Raqui tbm.
    Primeiramente parabéns pelo post, o mais explicativo que li entre todos!!
    Procurei algo sobre a anestesia devido a dificuldade em urinar, nao queria chamar as enfermeiras para colocar a sonda…. E por incrível que pareça durante a leitura (acho que fiquei mais relaxado e desencanei) consegui!!!!!!! Meu Deus, que alivio!!!!
    Bom, agora vamos esperar a dor de cabeça… Kkkkkkkk
    Obrigado mais uma vez, abraços a todos e boa sorte!

  92. Parabéns pelo post.
    Minha esposa está passando por essas dores depois da cesáriana e já faz 4 dias… vamos para o 5º dia amanhã.. hehe

  93. vanderlei caldeira

    Legal meu querido!!
    vou passar por uma cirurgia no joelho.
    Vou seguir seus conselhos.
    Um abraço
    valeu!!

  94. hoje esta com uma semana q fiz uma histeroscopia, retirei um pólipo do utero, quanto a cirurgia não tive problema nenhum, graças a Deus, meu maior pesadelo foi uma dor de cabeça q comecei a sentir no dia seguinte q era insuportaaaavel, voltei a internar mais duas vezes depois da cirurgia onde fiquei tomando bastante soro e medicação, porém com 4 dias da cirurgia eu ja não aguentava mais a forte dor de cabeça, parecia q o pescoço ia cair, foi então onde me levaram de volta pro centro cirurgico e fizeram o tal procedimento chamado blood pad, a pior experiencia da minha vida, injetaram meu proprio sangue na minha coluna, a dor passou na hora, só q até hoje ainda sinto uma sensação muito esquisita na cabeça, uma tontura o tempo todo e o pescoço meio rigido, a cabeça ainda dó, mais agora a dor é suportavel, só não vejo a hora de tudo isso passar e eu ficar livre de vez dessa maldita dor… eu diria q é a dor de cabeça da morte… não desejo pra ninguém…

  95. Bom dia! Estava procurando artigos médicos sobre Raquianestesia quando o título deste artigo me chamou a atenção, e decidi ler. Sou médico Anestesiologista e…sim, todo “anestesista” é médico, assim como seu cirurgião, que depois dos 6 anos da faculdade de medicina faz no minimo 3 anos de especialização em Anestesiologia (pode parecer besteira para alguns, mas muitos não sabem desse “detalhe”). Tudo isso para que tenha conhecimento e habilidade técnica para promover com segurança qualquer tipo de anestesia (Sedação, Geral, Peridural, Bloqueios regionais, etc…) para qualquer tipo de cirurgia, desde as mais simples até as cirurgias cardíacas, neurocirurgias, grandes transplantes, etc… e isso inclui, obviamente, a Raquianestesia que é o assunto deste post.
    Li os comentários, e percebi que a grande maioria, independentemente de terem passado ou não por uma experiência desagradável durante ou após a cirurgia, tinham pouca ou nenhuma informação sobre o que é a Anestesia e isso gera uma ansiedade tremenda, o que é compreensível pois mesmo sendo médico, também ficaria ansioso deitado em uma mesa de cirurgia.
    Todas as pessoas tem medo do desconhecido. É como andar de avião, quem nunca o fez morre de medo. A mesma coisa acontece com a Anestesia: há o medo do desconhecido e muitas divulgações alarmistas de complicações, que hoje em dia são raras excessões, e não a regra. Não se enganem, a maioria das pessoas tem o famoso “prazer mórbido” em assustar alguém que vai passar por uma operação, ao invés de tranquilizar e dar apoio!
    Mas vamos ao assunto: a RAQUIANESTESIA.
    Atualmente é uma técnica muito segura e com excelentes resultados para a maioria das cirurgias onde é indicada, tanto durante quanto depois da cirurgia, já que a evolução dos materiais e anestésicos usados têm sido grande ao longo dos anos.
    É feita através de uma punção com agulha própria na região lombar, onde injetamos o anestésico em uma região chamada espaço liquórico, que não tem relação alguma com a parte articular ou óssea da coluna. Assim a relação que se faz com dores nas costas persistentes após dias, semanas e até meses após a anestesia não existe. Essas dores na maioria das vezes musculares, e estão relacionadas ao tempo que a pessoa fica acamada e com movimentação restrita devido ao procedimento cirurgico sofrido. Um exemplo: no dia a dia é comum termos dores nas costas depois de muito tempo deitados ou sem nos movimentarmos, e nem por isso tomamos algum tipo de anestesia.
    Em relação a famosa dor de cabeça (cefaléia pós-raqui), ela existe mesmo mas é uma complicação rara (0,2% dos pacientes que são submetidos à raquianestesia), e quando aparece é principalmente devido à múltiplas punções no momento da aplicação ou movimentação precoce no pós-operatório (na literatura recomenda-se de 4 à 6 horas de repouso e não 24 horas como costuma-se escutar por aí). Ela tem características específicas que à diferencia de outras dores de cabeça ou enxaqueca, e desaparece espontaneamente em cerca de 5 dias, sendo que nos casos mais intensos, sugere-se o tratamento clínico com analgésicos, repouso e hidratação, e em casos persistentes o Blood Patch, que é um tipo de “curativo” sanguíneo, realizado através de uma punção peridural.
    Assim, dores de cabeça que não apresentem as características precisas ou que perduram por semanas ou até meses certamente não têm relação com a Raquianestesia.
    Por isso, aqui vai uma dica: SEMPRE consulte um médico Anestesiologista antes de qualquer cirurgia. Ele irá explicar o que é, como será realizada e o porquê de sua anestesia, além de tirar suas dúvidas em relação às opções, indicações e resultados relacionados à cada tipo de técnica Anestésica. Peça ao seu cirurgião que solicite uma avaliação pré-anestésica, pois geralmente o que acontece é que o cirurgião é quem explica sobre a anestesia e sobre o pós-anestésico, o que acaba sendo superficial e deixando muitas dúvidas, já que não é sua especialidade.
    Outra dica: não achem que o “Dr. Google” ou a “Dra. Wikipedia” tiraram suas dúvidas sobre a Anestesia, porque não vão! A Raquianestesia é um procedimento exclusivamente médico, e só a literatura especializada terá informações corretas e cientificamente comprovadas à respeito do assunto. Existe muito charlatanismo e gente falando do que não sabe por aí!
    Bem, espero que tenha sido útil.
    Abs

  96. q merda…vou fazer hérnia inguinal e tenho q tomar esta anestesia….todo encagaçado…deus me livre

  97. Eu fiz uma cirurgia ginecológica que precisei tomar a rack ,faz 27 dias,e Graças a Deus foi tranquilo, fiz o jejum de 13 Horas sem comer e beber nada, tomei um sedativo na veia, colocaram a sonda e dormi um pouco e depois assisti uma boa parte da minha cirurgia e foi um sucesso!

  98. Excelente esclarecimento. É exatamente assim. Devo acrescentar que no momento em que se levanta pela primeira vez pode-se se sentir além da tontura, enjôo. Na minha segunda anestesia (já tomei 4), vomitei até…rsrsrs…mas é tudo dentro do esperado. Espero que isso ajude os “marinheiros de primeira viagem”. ParabénsExcelente esclarecimento. É exatamente assim. Devo acrescentar que no momento em que se levanta pela primeira vez pode-se se sentir além da tontura, enjôo. Na minha segunda anestesia (já tomei 4), vomitei até…rsrsrs…mas é tudo dentro do esperado. Espero que isso ajude os “marinheiros de primeira viagem”. ParabénsExcelente esclarecimento. É exatamente assim. Devo acrescentar que no momento em que se levanta pela primeira vez pode-se se sentir além da tontura, enjôo. Na minha segunda anestesia (já tomei 4), vomitei até…rsrsrs…mas é tudo dentro do esperado. Espero que isso ajude os “marinheiros de primeira viagem”. ParabénsExcelente esclarecimento. É exatamente assim. Devo acrescentar que no momento em que se levanta pela primeira vez pode-se se sentir além da tontura, enjôo. Na minha segunda anestesia (já tomei 4), vomitei até…rsrsrs…mas é tudo dentro do esperado. Espero que isso ajude os “marinheiros de primeira viagem”. Parabéns!

  99. Bacana sua descrição! Dá para visualizar a cena! É assim mesmo… rsrsr

  100. eu tambem tomei a rack… estava gravida ai depois de alguns dias tive um aborto…tive que fazer a curetagem…fui levada pra sala de cirurgia… me colocaram na mesa da cirurgia.. onde colocaram um soro em mim .. tomei umas injeção.. e depois me curvei pra frente pra frente pra levar a rack..nao senti a picada…nao senti dor em nd..a hora que ele tirou a agulha da rack.. ja senti as minhas pernas esquentando e formigando .. e muito estranho..rsss…ai fez a curetagem .. voce nao sente nao.. so senti o movimento da mao da medica.. é estranho…rss.. ai depois de ter terminado medirao a minha pressão que estava 22.0.. altissima.. mais era o nervoso que estava sentindo antes.. nao sabia como que era neh rs…ai fui levada pro quarto de recuperção…que fiquei 10hs sem levantar.. sem ir no banheiro(com a bexiga explodindo rs).. tinha que comer com a cabeça deitada..depois que me levantei pra ir no banheiro correndo que nao consegui fazer xixi deitada..depois no outro dia que fui leberada pra ir pra casa.. mais em repouso …

  101. ´e de boa! mas apos a anestesia tem que ficar sem levantar a cabeça sim, repouso absoluto, acabei de fazer uma cirurgia e nao fiz o repouso, pra que, minha cabeça parecia que ia explodir, deitado não doia mas sentado e em pé parecia que estava caindo o mundo em cima da minha cabeça kkk!
    O medico disse que nao era por nao repousar, e sim pelo calibre da agulha usada, disse que entra ar e esse ar fica como uma bolinha de ar, quando estou deitado nao sinto nada, mas se sento ou levanto parece que a cabeça ia explodir mesmo, por fim voltei ao medico e ele fez um procedimento chamado blod pet, que nada mais é tirar seu proprio sangue e injetar no lugar da rack, melhorou na hora graças a Deus! valew.

  102. MEU ESPOSO FEZ CIRURGIA NO JOELHO 18/04/13.tomou raque.qd chegou da cirurgia teve dificuldade de fz xixi .hj com 7 dias de operado posso dizer q passamos

  103. por momentos de tormenta.7 noites sem dormir,pois paralizou intestino e bechiga’de 15 em 15 minutos ia ao banheiro mas nao conseguia fazer nada.hoje primeiro dia q conseguiu evacuar e fz xixi,com uso de frutas,legumes e medicamentos……
    eu ja tomei raque muitas vezes e nao senti nada
    fiquei assustada com o quadro do meu esposo

  104. gabriel de oliveira

    Nossa muito bom este post.. Estou a algumas horas de uma cirurgia de hernia inguinal e estava APAVORADO não pela cirurgia mas pelo fato da anestesia depois de ler este post fiquei mais tranquilo..valeu..

  105. Muito bacana esse bate papo aqui, pois acredito que quem passa por isso sempre entra em desespero.Lendo o seu relato parece que sao as minhas palavras, foi tudo igual, porém no segundo dia para tomar o banho sentei na cama e esperei a tontura passar, mesmo assim desmaei no banheiro 2 vezes, que situaçao horrivel. Tambem no segundo dia avisei meu medico da dor de cabeça quando tentava levantar e ele pediu ao anestesista que viesse conversar comigo e que me disse ser efeito colateral da anestesia. Entao sofri sem nenhuma medicaçao durante 6 dias, quando nao aguentava mais comprei Enxak na farmacia e tomei de acordo com a bula. Que sofrimento o qual sofro só de lembrar, mas a partir do 7 dia comecei a ter alivio e percebi que desaparecendo aquela dor horrivel, tudo em minha cabeça doia. Graças a Deus estou recuperando bem, mas nao quero estar pronta pra outra.KKK

  106. Infelizmente fiquei cm sequelas no nervo da coluna e na nuca,sinto dores terriveis,faco tratamento pra essas dores passarem,td aconteceu durante a aplicacao da raqui,o anestesista fez tres tentantivas sendo q so na quarta ele conseguiu acertar,mas tres tentativas o nervo da minha perna esquerda doia e repuxava,foi terrivel pra mim,n estava nervosa antes da cirurgia,pq eu ja havia
    Tomado antes,mas agora confesso q tenho receio.

    tomado a raqui em oitra ocasiao,mas agora vonfesso

  107. Nossa eu tomei a raqui ontem, eu senti enjôos horrorosos eu passei muito mal, vomitei muito e hoje nao tive mais nada gracas a Deus. Achei uma anestesia bem tranqüila.

  108. Minha mulher realizou cesaria, recebeu anestesia rack, com 3 meses ainda sente reações, alergia ao elástico, é comum?

  109. tudo que foi relatado ocorreu comigo. tudo. sigam as dicas, elas faram toda a diferença

  110. VOU FAZER UMA CORREÇÃO DE BIXIGA NAS CLINICAS .
    EXTRAIR A PROTESSE.
    ESPERO SER BEM SUCEDIDA

  111. É exatamente assim como vc disse. Estou na parte da dificuldade em urinar após a cirurgia. Não me agrada muito a idéia de ter que enfiar uma mangueira na uretra então estou tentando fazer da forma natural mas tá difícil XD

  112. Leticia cristina dos santos

    quanto tempo dura os sintomas pos anestesia

  113. realmente… eu tinha mais medo da anestesia do que da cirurgia pois nunca operei nada, nem sabia o que me esperava mas precisei tirar a safena das duas pernas e não tive escolha… tudo correu como no primeiro texto acima e hoje fazem 12 dias e me sinto muito bem… cada dia com menos dor…

  114. gostaria de saber se a rack causa alguma conseguencia,pois no meu parto foi usada a rack faz 3 meses e eu vivo sentindo dores na minha coluna quero saber se é por conta da nestezia. por favor mim mande pro meu email.

  115. Eu. tomei anestesia e estou com fortes.dores de cabeça vou ter que voltar no hospital para. tomar soro com medicamentos. pois ta fogo hoje e o terceiro dia

  116. Pode acontecer além da dor de cabeça, o paciente ter dor na nuca e náusea, após ter tomado a raquianestesia?

  117. Fiz uma histeroscopia no dia 10, fiz a raqui com 9 horas de jejum, senti muito sono depois e dormi muito, mas não tive nenhum tipo de dor de cabeça, mas não paro de espirrar…. eu nunca espeirrei tanto na vida e é muito forte que chega a dar uma sensação ruim no peito, alguém já sentiu isso?

  118. Eu também, fiz uma curetagem na segunda, mas como eu abortei no caminho do hospital, acredito que a anestesia raqui que me deram foi bem fraquinha, menor quantidade, sei lá! Primeiro eu também tomei um remedinho na veia, depois não me lembro de tomar a raqui, mas a cicatriz e a dorzinha estavam lá! Em meia hora estava de volta para o quarto, não vi ninguém mencionar aqui o FRIOOOO que dá depois de uma raqui, não sei se o nervosismo ajuda, mas isto é fato, pois foi assim também quando fiz uma cesariana. Depois fiquei quietinha sem levantar a cabeça, mas o médico me liberou pra comer depois de 3 horas, por isso digo que a minha foi fraca, geralmente o tempo é de no mínimo 6 horas. O médico também disse que o segredo é hidratar muitoooo, e foi o que eu fiz. Não tive dor de cabeça, nem nada, mas se alguém tiver muiiita dor, vá ao médico, soube de uma colega que teve complicações. Agora depois de 4 dias estou sentindo dor, parece ser intestino preso, não sei se é por causa da anestesia, gostaria muito de saber!

  119. nem dor de cabeça nem na bexiga só tive dores no local da cirurgia depois que passou os efeitos da anestesia,é incomodo uma agulha nas costas mas o pior é quando o peso do seu corpo devido o relaxamento total, cai sobre seus orgaos é estranho demais ,uma respiraçao forte e parece que esta tendo um terremoto ,devido o nervoso ,os meus batimentos cariacos ficaram meio disregulado,,mas o anestesista teve o bom senso de me contar uma piada durante a cirurgia,,,,e tudo ficou bem to vivo pra conta,rsrsrsr

  120. Estou escrevendo este depoimento deitada na cama apos 48 hs da cirurgia de retirada de pólipos. Fiz através da anestesia raquiana e estou sofrendo com AQUELA dor de cabeça insuportavel. Só melhora deitada! Estou super chateada!! Nunca mais tomo essa anestesia!! Cruz credo!!

  121. vou ter que passar por está anestesia vou operar para retirar uma pedra na bexiga. será uma cirurgia aberta. to morrendo de medo, será dia 22 de agosto 2013. uma quinta feira. vou mantendo informado.

  122. Passei recentemente por uma pequena cirurgia. Da enfermeira me orientou a não levantar a cabeça. Hoje completam 5 dias de cirurgia e a minha cabeça ainda dói. Espero que passe logo. É uma dor intensa, sempre que fico de pé ou sentado, exposto a luzz

  123. Fiz uma cirurgia no pé joanete e sofri com a anestesia fortes dores de cabeça e depois de dois meses tive infecção na coluna o medico disse que não foi a raqui mas tenho quase certeza que foi Hoje estou afastada do serviço fazendo fisioterapia e hidroginastica e tomando medicamento para a infecção e dores .

  124. Eu só to com dor de cabeça!! mais fico despreucupado em saber que 4 dias passa valeu cara !!

  125. Bem,li todos os posts e nenhuma novidade para mim pois além de ter sido muito bem informada antes da cirurgia,fui curiosa e perguntei tudo que lembrei.Correu tudo bem e o único problema e que não encontrei aqui é que estou sem defecar faz 5 dias.Acredito que seja devido a anestesia e fico só no aguardo.Os depoimentos são muito importantes e o criador do texto desenvolveu a informação de forma clara e objetiva. Parabéns!

  126. Esqueci de relatar,que a dor q eu sinto é na nuca c uma pressao muito forte e que demorei p ir aos pés,mas creio que foi devido ao jejum e o laxante q tomei antes da cirurgia..

  127. Parabéns pelo post. Fiz uma cirurgia e realmente os procedimentos foram esses citados.

  128. olá pessoal,realmente nao acreditava muito que minha dor de cabeça iria passar,achei que ficaria para sempre com dor ,mas graças a Deus passou,senti a ultima dor de cabeça exatamente no setimo dia,depois sentia uma pequena pressao na nuca quando eu espirrava ou tossia,hoje,9 dias após a cirurgia,ja nao sinto dor de cabeça em nenhum momento…Sei que fique feliz da vida em nao sentir mais dor,em saber que eu estava voltando a ter uma vida normal…espero ter ajudado alguem…

  129. obrigado pelo ultimo depoimento,operei faz 5 dias e ainda doe a cabeza por causa da raqui,muita salivação e malestar geral

  130. Ba tche fiz esta anestesia e realmente to odiando.to morrendo de dor de cabeca.parece q vai exppodir.nao recomendo

  131. nossa eu passei pelo mesmo procedimento porem eu nao fiquei com a dor de cabeça

  132. EU TOMEI ESTA anestesia, REALMENTE NÃO FUI AVISADO Sôbre mexer ou NÃO A CABEÇA MEXI MAS POUCO DEPOIS DA CIRURGIA NAO TIVE DOR DE CABEÇA MAS RECOMENTO SEGUIR AS INSTRUÇÕES ACIMA.

    FUI OPERADO DE HERNIA INGNAL. http://fotosdoblogparizio.blogspot.com.br/

  133. Bom meu nome é Paulo, passei por uma pequena cirurgia nada de grave na sexta-feira (29/11/2013) onde me aplicaram a tal anestesia “raque”. Eu sem saber dessas informações, assim que minha cirurgia acabou e eu acordei, logo me levantei e fui ao banheiro, sem falar que me mexi muito na cama, e nossa to tendo fortes dores na cabeça que não somem com nenhum um tipo de medicação, posso garantir que é um tremendo desonforto essa dor de cabeça que parece não ter fim, hoje fui obrigado ir no médico pra tomar uns medicamentos bem forte pra ver se corta a tal dor, portanto fica a dica, NAO SE MEXAM QUANDO TOMAREM ESSA ANESTESIA

  134. Rodolfo Constantino

    Isto não é uma postagem simples. É um tutorial passo-a-passo sobre a raqui. É muito comum procurarmos alguma coisa na internet sobre saúde em geral e sairmos sabendo menos do que sabíamos ao perguntar. Parabéns. Para mim foi ótimo. Saí daqui menos temeroso, mais confiante e tendo uma ideia bem mais clara do que pode ou não, ocorrer.

  135. Pessoal boa noite, meu nome é Paulo e daqui a 2 dias vou operar o joelho, Lca e menisco, porém estou com receio devido a 1 semana estar com um pequeno problema respiratório a ponto de não estar conseguindo respirar direito. Me engasgo, fico sem ar e a única maneira de voltar ao normal é me levantando e tossindo para voltar a respirar normalmente. Gostaria da opinião pública pra saber se vou assim mesmo para a cirurgia ou tento remarcar após melhorar, o que acham? Principalmente pelos relator sobre as doses provocados pela raqui.
    Obrigado por enquanto.

  136. Assim gente. Fiz uma eletrocirurgia quinta feira (30/01/13), tomei a raqui. Eu tive muito medo da agulha da anestesia, pois a do soro doeu demais, e ainda estou com o braço dolorido. MAS, a da anestesia eu não senti.. NADA! NÃO DÓI.
    O fato de não poder levantar a cabeça é verdade. É preciso ficar de 6 a 8 horas sem erguer a cabeça, se não dá dores de cabeça. E dá mesmo. Vi muita gente aqui nos comentários reclamando das dores. Minha tia sofreu o mesmo. Fez uma cesária, o neném estava de alta e ela não. Ficou quase uma semana internada por causa da dor de cabeça muito forte. Tentaram com analgésicos e como não funcionou fizeram outro procedimento. Esse procedimento foi o que me informaram, da mesma forma, semana passada quando saí da sala de cirurgia. É tirado um pouco de sangue da veia e aplicado no MESMO LOCAL da anestesia, no mesmo “buraco”. Assim a dor de cabeça some.
    Com a minha tia foi instantâneo. O anestesista apenas começou a aplicar o sangue, a dor de cabeça dela sumiu, no mesmo instante, É quase que um milagre rsrs.
    Há muitos casos de gente que passa anos com dor de cabeça e não sabe o motivo, e muitas vezes é apenas isso.
    Os enfermeiros do hospital onde fiquei avisaram sobre esse procedimento em primeiro plano. Provável que seja por ser mais rápido e mais eficaz.
    Eu pude usar travesseiro apenas depois de 7 horas deitada, e sentei após 9 horas e meia.
    Portanto, não ergam a cabeça antes de 6 horas após a aplicação da anestesia. Na dúvida, pergunte ao médico e/ou enfermeiros. Mas é essa a regra. Ergueu a cabeça = dor de cabeça. Dor de cabeça = peça a aplicação de sangue no exato lugar da anestesia. :)

    OBS: Essa anestesia, alguns anos atras, o período de ficar sem erguer a cabeça era de 12 horas. Então vamos nos contentar de que hoje esse tempo já diminuiu.
    Não tive dor de cabeça, nem mesmo um pouco. Nada.

  137. correção, 30/01/14* Não me acostumei com o novo ano ainda :P

  138. Olá pessoal! Acabei de passar por uma herniorrafia (correção de uma hérnia umbilical). O nome dessa dor infernal na cabeça é “cefaléia pós raqui” segundo o que encontrei em minhas pesquisas. Deitado tudo bem, mas em pé a dor na parte frontal da cabeça é insuportável. Segundo consta isso se deve a alterações na pressão intracraniana causada pela raqui. Hidratação e alimentos que contenham cafeína parecem ajudar. Segundo os relatos a dor se vai entre 3 e 7 dias. Apesar de ter gostado do atendimento médico, fiquei chateado por não ter sido esclarecido adequadamente quanto aos efeitos colaterais pós cirurgia. Agora já faz 48 que fiz a cirurgia e estou aqui deitadão esperando o organismo reagir e me livrar dessa dor horrorosa. Boa sorte a todos que por aqui passarem em busca de respostas, assim como eu.

  139. eu irei fazer uma cirurgia de hérina higuinal bilateral,o meu médico queria fazer por video(é usado anestesia gera) ,mas aCHO QUE IREI OPTAR PELA RAQUI,pois é menos agressiva ao organismo.Alguém pode me informar se aplicação da Raqui doe muito ou não? quanto tempo vc precisa ficar esperando a anestesia terminar após o pós operatorio?

  140. Essa dor de de cabeça é um inferno não consigo uma frase melhor pra isso ahahahahahahaha melhora a todos

  141. Bom irei fazer meu relato aqui pois quando passei oque passei eu achei esse site e os vários relatos me colocaram em uma posição melhor do que eu estava sentindo. Eu fui submetido a uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior no joelho e tomei a anestesia raquidiana para tal procedimento. Após a cirurgia eu estava aparentemente bem não sentia dores porém essa horrível sensação de querer urinar e não conseguir porém com mto esforço consegui e não precisei fazer a sonda. Um dia após a cirurgia recebi alta e fui para casa aparentemente muito bem ainda apenas com um pouco de náusea por conta q me injetaram um medicamento chamado Tramal q normalmente da náusea mesmo. Enfim em casa e tudo muito bem quando de repente vou levantar da cama e sinto uma dor de cabeça terrível me voltei a deitar e passou porém toda vez q levantava ou ficava sentado me causava dor de cabeça isso permaneceu durante 4 dias foram as piores dores de cabeça que já tive parecia q minha cabeça ia explodir. Outro forte sintoma q senti foi muita dor nas costas e no pescoço eram terríveis só com dipirona aliviava um pouco. No quinto dia a dor,de cabeça simplesmente desapareceu e agora estou bem mas não quero passar novamente por isso….

  142. Fiz a RAQUI duas vezes no final de 2013 para quebrar umas pedras nos rins e tive os seguintes sintomas: Não tive nenhum problema para urinar, não tive nenhuma dor de cabeça, fiz o jejum recomendado, mas como conseguência, sinto um pouquinho de dor nos locais da agulhada, tive ressecamento das fezes por 03 dias bem como alteração do seu cheiro, sinto um pouquinho do estômago (aparentemente mais fome entre café da manhã e almoço) e percebo que meu hálito mudou como se estivesse com ar fresco na boca (que coisa estranha!). No mais não vejo nada como problema além de TABU, mas admito que tremi demais com medo da anestesia na hora que estavam me preparando. O bom é que já passou.
    Levindo – BH

  143. Fui submetido a uma artroscopia no joelho, tomei a RAQUI e nessa cirurgia tudo foi tranquilo. Acordei, levantei um pouco a cabeça e consegui urinar logo após o efeito da anestesia. NÃO tive dores de cabeça. tranquilo

  144. Ufa… Posso fazer minha cirurgia semana que vem mais tranquila… Obrigada! Eu realmente estava bem nervosa com esta anestesia.

  145. A QUATRO DIAS ATRAS TOMEI ESSA ANESTESIA DEVIDO UMA HISTERECTOMIA TOTAL. HOJE ESTOU EM CASA TRANQUILA.PRIMEIRO SOUBE DO MEU TRATAMENTO COM O CIRURGIÃO, PASSEI NO CARDIOLOGISTA,PASSEI NO ANESTESISTA. TIREI DÚVIDAS E CURIOSIDADES. VERDADE VC ANTES DE SE INTERNAR TERÁ QUE FAZER JEJUM TOTAL DE DOZE HORAS, DEPOIS DA CIRURGIA CONTINUAR EM JEJUM TOTAL ATÉ SEU MÉDICO LIBERAR ALGUM ALIMENTO OU LIQUIDO E MAIS QUANDO ESTIVE NA MESA DE CIRURGIA PERGUNTARAM SE EU PREFERIA FICAR ACORDADA OU DORMIR EU OPTEI POR DORMIR DEVIDO O NÍVEL DE CURIOSIDADE QUE TENHO ,E TINHA RECEBIDO ORIENTAÇÃO PARA NÃO FALAR DURANTE E NEM APÓS A CIRURGIA POIS PODERIA SENTIR DORES. SEMPRE OPTEM PELA SONDA POIS ELA AJUDA A ELIMINAR O XIXI SEM DOR. AMORES DA MINHA VIDA AQUELES SOROS QUE RECEBEMOS AJUDAM NOS A NÃO SENTIR FALTA DE ÁGUA NEM COMIDINHA. QUANDO RECEBI ALTA 12 HORAS DEPOIS DA CIRURGIA LEVANTARAM A CABECEIRA DA CAMA FIQUEI ALGUNS MINUTOS SENTIR ESCURECER MEUS OLHOS, SUEI MUITO DEPOIS UM FRIOZINHO DEPOIS DISSO TER PASSADO ,AJUDARAM-ME A POR AS PERNAS PARA BAIXO VOLTOU NOVAMENTE A SENSAÇÃO DE CALAFRIOS ME APOIEI EM MINHA ACOMPANHANTE ABRACEI FORTEMENTE ALGUNS MINUTINHOS DEPOIS PASSOU TUDO E CONSEGUIR PISAR NOS DEGRAUS E SAIR TOTALMENTE, DEPOIS FUI NO BANHEIRO TOMEI BANHO ,ME ARRUMEI A ENFERMEIRA FEZ NOVO CURATIVO ,PAGUEI MINHA CONTA NA CLINICA E SAIR CAMINHANDO DEVAGAR ATE O CARRO QUE ME DEIXOU NA MINHA CASA. ESTOU BEM NÃO SENTIR NEM UM TIPO DE DOR.E DAQUI A OITO DIAS VOU VOLTAR NA CLINICA PRA RETIRAR OS PONTOS.O MELHOR DISSO TUDO É SAÚDE E CARINHO DA FAMILIA E AMIGOS. SE CUIDEM. BEIJOS!!!!!!!

  146. a aplicação da raqui doeu? ou vc não sentiu nada?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s